terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ordem dos Músicos do Brasil - OMB

OMB & UNIÃO DOS MÚSICOS DO BRASIL - UMB

O presidente da República, Juscelino Kubitschek assinou, em 1960, a criação da Ordem dos Músicos do Brasil.

Ao ser criada a Ordem, os conselhos regionais e federal eram compostos por músicos como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnatalli e Francisco Mignone.

O idealizador da Ordem dos Músicos do Brasil - OMB foi o paraibano José de Lima Siqueira. Ao falecer, na cidade do Rio de Janeiro, em 1985, além de óperas, cantatas e concertos, deixou um currículo de agitador cultural. Compositor, regente, professor e musicólogo, Siqueira criou e dirigiu quatro orquestras - a Sinfônica Brasileira, a Sinfônica do Rio de Janeiro, a Sinfônica Nacional e a Orquestra de Câmara do Rio de Janeiro.

Em 1957, o maestro Siqueira fundou a União dos Músicos do Brasil (UMB) para solucionar uma questão essencial para a classe: a regulamentação e o reconhecimento legal da profissão de músico, que não existia. "Na época, os músicos eram divididos em grupos estanques que não tinham relações em comum. Fomos até o Villa-Lobos, Eleazar de Carvalho, e conseguimos um grande número de assinaturas - foi um milagre de configuração política", relembra o teatrólogo e violinista Hélio Bloch, sócio número 2 da UMB.

Durante um ano, a associação atuou como uma espécie de "CUT musical", agregando os sindicatos estaduais e as bandas militares. Em 1958, o maestro Siqueira, que também era advogado, trocou a batuta pela caneta e redigiu um anteprojeto de lei para a criação da Ordem dos Músicos.

O documento foi entregue ao presidente da República Juscelino Kubitschek - JK, no dia de seu aniversário, durante uma alvorada musical. Os artistas queriam que o presidente acordasse para o problema da regulamentação da profissão. E foi o que aconteceu, literalmente.

Às 5h. da manhã, uma orquestra se instalou nos jardins do Palácio do Catete e, sob a regência de Eleazar de Carvalho, atacou uma apoteótica interpretação da folclórica canção Peixe Vivo.
Juscelino sancionou a Lei nº 3.857, que criou a Ordem dos Músicos do Brasil, em 22 de dezembro de 1960, e o primeiro presidente do órgão foi seu próprio idealizador. Siqueira ficou três anos no cargo. Em 1964, com o golpe militar, ele e outros dirigentes regionais da OMB - como Constantino Milano Neto, em São Paulo - foram acusados de pertencer ao Partido Comunista e acabaram destituídos após uma intervenção federal. "Acho que o fato de Siqueira ser um simpatizante atuante das ideologias de esquerda influenciou a inclusão de seu nome na
lista negra do regime militar", afirma Bloch.

Nenhum comentário: